Aconchego

Você já deve ter percebido que alguns comprimidos são totalmente lisos, outros tem um sulco no meio, e há ainda os que tem dois suclos, formando uma cruz no meio deles.
Eles são chamados de “comprimidos sulcados”, ou ainda, “bi-sulcados”.
Pode parecer que se trata de um detalhe, mas saber o motivo disso é fundamental para o sucesso no tratamento.
Esses pequenos riscos ou sulcos, na verdade são uma maneira de o laboratório fabricante te dizer se este comprimido pode ser partido ou não!

Não entendeu? Então nós explicamos melhor:
Um comprimido é, na verdade, uma grande mistura de ingredientes, que pode ser imaginado como uma massa uma massa de bolo.
Nesta massa há vários ingredientes que vão dar a consistência ideal, e misturado à eles é que está o princípio ativo, ou seja, a substância medicamentosa que vai agir na doença.
Aí então essa substância é prensada e feita em formato de comprimidos (como se fossem mesmo pequenas forminhas de bolo).
Se essa “mistura” for totalmente homogênea, é então feito o sulco no meio (ou ainda em formato de cruz, dividindo o comprimido em 4 partes), e o laboratório atesta que cada parte tem exatamente a mesma quantidade de princípio ativo (ou seja, de substância medicamentosa).
Vamos dar um exemplo? Um comprimido de dipirona de 500mg, se tiver o pequeno sulco de divisão, quer dizer que cada metade tem exatamente 250mg de dipirona.
E o contrário também é verdadeiro: se um comprimido não tem sulcos, quer dizer que ele NÃO PODE ser partido, pois não tem como ter certeza que em cada parte existe a mesma quantidade de medicação. Sendo assim, é necessário ingerir o comprimido inteiro para ter certeza que nele há a quantidade indicada em bula.

E as cápsulas, posso abrir?
As cápsulas são feitas de um material gelatinoso que derretem ao contato com o suco gástrico do estômago. Elas em geral tem um princípio ativo que não pode ser liberado antes de chegar lá, correndo o risco de perder totalmente o seu efeito se o pó entrar em contato com a saliva, ou ainda misturado à água.
Pior ainda em relação à quantidade: ao abrir a cápsula e separar o seu conteúdo, não tem como saber quanto exatamente está se separando de princípio ativo.
Então se você está com dificuldade quanto à oferecer comprimidos ou cápsulas ao seu pet, converse com o vet que fez a receita.
Ele pode mudar a apresentação da medicação, receitando a mesma substância, porém em outras formas já preparadas pelo laboratório, que garantam a eficácia do tratamento.
Agora que você sabe a finalidade dos sulcos de comprimidos e como age cada apresentação dos medicamentos, fique atento à toda medicação que vai fornecer ao seu pet, e se ficou com dúvidas, entre em contato com nossa equipe. Estamos 24h prontos à te atender e oferecer o melhor tratamento ao seu pet, sempre! Precisou? Corre pra cá!https://aconchegovet.com.br/#contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatssApp
Posso ajudar?
Olá, somos da Aconchego - Hospital Veterinário.

Em que posso ajudar?