Aconchego

O ortopedista veterinário é o profissional que, além de fazer a faculdade de veterinária, aprofundou seus conhecimentos por mais muitos anos na especialidade da ortopedia.
É o ortopedista que diagnostica e trata as doenças osteoarticulares como luxações, fraturas, tumores ósseos, afecções de colunas e outras patologias relacionadas aos ossos, ligamentos, tendões, e musculares.

Quando ocorre algum acidente como queda ou atropelamento, logo se pensa em fraturas e lesões é é logo a imagem do ortopedista que vem à cabeça.
Mas muitas vezes as doenças podem nascer com o pet sem que ele apresente nenhum sinal, e ir se agravando ao longo da vida como no caso de doenças articulares, insuficiência de ligamentos ou ainda problemas de coluna.

É comum que os tutores sejam surpreendidos com diagnósticos como esses pois dizem que o pet nunca reclamou de dor.
Mas diferente do que pensamos, cães expressam suas emoções (e dores) de maneira bem diferente de nós. Raríssimas vezes o pet chora de dor por algum problema crônico.

E como se a dor tivesse “nascido com ele”. E o pet pode se acostumar a levar a vida com aquela pequena dorzinha persistente. E aí, quando essas doenças se agravam, é que os sinais ficam mais evidentes.


E como entender então se meu pet tem alguma doença ortopédica?
Filhotes correm, brincam, pulam e estão sempre fazendo bagunça. Isso é o esperado para qualquer filhote. Se o seu filhotinho nunca fez isso, ou mesmo se fazia e parou de fazer, pode ser uma dor em alguma parte de seu corpo.
Ou ainda um cão adulto que começou a andar com alguma dificuldade, parou de subir degraus, apresenta dificuldade de se equilibrar, começou a mancar (mesmo que só de vez em quando), ou apresenta algum inchaço em alguma articulação, esta é a maneira dele de te dizer que algo não está bem e que talvez ele precise de ajuda.
Muitas doenças são tratadas apenas com medicação. Outras, precisam de cirurgia. Na grande maioria das vezes o profissional vai solicitar exames complementares como: exames de sangue, raio-x ou tomografia. Mas apenas um profissional qualificado e especializado pode indicar o melhor caminho à seguir.
Então fique atento aos sinais que seu pet te dá. Se você percebeu que tem algo errado, procure um profissional.
 Quanto antes diagnosticado, maiores são as chances de seu pet ter uma vida saudável e feliz.
Ficou com dúvidas? Entre em contato com o Hospital Aconchego e agende uma consulta. https://aconchegovet.com.br/#contato


Dra Graziela Martelli Xavier
Médica Veterinária e Ortopedista do HV Aconchego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatssApp
Posso ajudar?
Olá, somos da Aconchego - Hospital Veterinário.

Em que posso ajudar?